Seguro eventos cobre fogos de artifício?

Saiba se o seguro de eventos cobre fogos de artifícios e a que detalhes se atentar nas cláusulas contratuais!

O seguro RC eventos é muito importante para empresas que organizam confraternizações, feiras, exposições, shows, entre outros. Todos esses tipos de eventos estão sujeitos a riscos e acidentes pelos quais o organizador e eventuais expositores podem ser responsabilizados. Por isso é importante que todos envolvidos na organização de um evento conheçam os principais detalhes desta modalidade de seguro.

Pensando nisso, no post de hoje explicaremos como são enquadrados os riscos relacionados a shows pirotécnicos com fogos de artifício dentro das principais seguradoras de seguro de eventos no país.

Faça sua cotação de seguro eventos conosco!

Seguro Eventos (RC Eventos)

O que é e como funciona o seguro de eventos

Antes de explicarmos como funciona a cobertura de riscos relacionados ao uso de fogos de artifício, é importante explicar em linhas gerais o que é e como funciona o seguro de eventos.

Existem duas modalidades de seguro de eventos:

  • Seguro RC eventos: o seguro de responsabilidade civil para eventos tem como foco a cobertura de danos corporais e materiais (com opção de danos morais) pelos quais o organizador e/ou expositor possa ser responsabilizado. Não há cobertura para bens dos próprios organizadores ou expositores, pois a cobertura se atem a danos a terceiros dentro do conceito de responsabilidade civil.
  • Seguro RD eventos: o seguro de riscos diversos não deve ser confundido com o seguro RC. Enquanto o RC tem como foco os danos a terceiro, o RD tem foco nas perdas e danos a bens materiais do segurado.

O seguro de RC eventos tem maior aceitação, sendo ofertado por maior número de seguradoras. O seguro RD eventos é mais restrito, sendo comercializado por menos companhias.

Quando a empresa vai organizar um evento é importante levar em conta os principais riscos a que está sujeita e, nesse sentido, checar quais dos seguros acima precisa contratar. Nossa recomendação é sempre contratar pelo menos o seguro RC eventos. A responsabilidade das empresas é objetiva o que significa que, ainda que seja comprovado que não houve culpa ou intenção da empresa em causar os danos, havendo prova causal ela continua sendo responsável. Isso torna o risco de danos a terceiros uma fonte potencial enorme de prejuízos para a empresa.

Por essa razão o foco de nosso texto estará na cobertura de danos por fogos de artifícios dentro do seguro de RC eventos, ou seja, danos que o show pirotécnico possa causar a terceiros durante o evento.

Cobertura de fogos de artifício dentro do seguro RC eventos

Há dois detalhes essenciais a que a empresa contratante do seguro deve se atentar com relação à cobertura de fogos de artifício dentro do seguro RC eventos:

  • Tem aceitação para fogos de artifício? 

Faça uma check-list com as atrações do evento. Se nesta lista há show pirotécnico, é indispensável perguntar ao corretor responsável se o seguro RC eventos tem aceitação para fogos de artifício.

Há seguradoras que não aceitam eventos com show de fogos e portanto devem ser descartadas no momento da cotação.

  • Tendo aceitação, qual valor de cobertura contratar? 

Se a seguradora de seu interesse aceita eventos com fogos de artifício, o próximo passo é verificar como funciona a cobertura dos mesmos e qual limite de garantia contratar.

As seguradoras com aceitação costumam colocar fogos de artifício como cobertura opcional. Isso significa que danos a terceiros causados por fogos de artifícios não serão cobertos “automaticamente” dentro da cobertura básica, devendo ser contratada a cobertura adicional.

Em se tratando de uma cobertura adicional, é possível definir um limite máximo de cobertura especificamente para os danos por fogos de artifício. Para a escolha deste valor, é importante considerar se o show pirotécnico será de curta ou longa duração, entre outros pontos como a distância do público.

Somos especialistas em seguros de linhas financeiras, dentre os quais o RC eventos faz parte. Se estiver precisando de um seguro de eventos, procure nossos serviços para lhe ajudarmos com todos esses detalhes.

Exclusão específicas sobre fogos de artifício

Entre as seguradoras com aceitação para cobertura adicional de fogos de artifícios dentro do seguro de eventos, vale ressaltar que usualmente é excluída garantia nas situações abaixo. Cada contrato pode ter suas próprias cláusulas, por isso é sempre recomendado ler para se certificar que não há outras exclusões além destas listadas.

  • Uso de fogos de artifício fora de especificação e em desacordo com a legislação vigente
  • Uso de fogos de artifício diretamente pelo segurado, salvo quando o segurado for empresa especializada e habilitada para utilização de fogos de artifício
  • Transporte e armazenamento dos fogos de artifício;
  • Danos causados a quaisquer veículos e/ou acessórios quando em locais de propriedade, alugados ou controlados pelo segurado;
  • Danos morais;
  • Utilização de fogos de artifício em local fechado.

Exemplo de cláusula contratual

Abaixo separei cláusula contratual de seguro com aceitação condicionada a contratação de cobertura adicional para show pirotécnico. Vale ressaltar que as cláusulas contratuais podem mudar, por isso sempre solicite as Condições Gerais atualizadas ao corretor responsável.

Exemplo 1: Condições gerais seguro RC eventos – Porto Seguro – versão 10/07/2015

Aproveite e faça sua cotação de seguro de eventos com a gente!

Seguro Eventos (RC Eventos)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *