Seguro garantia depósito recursal trabalhista é caro?

Entenda como é feita precificação do seguro garantia depósito recursal! É caro ou barato?

No post de hoje continuaremos a sequência de posts explicativos sobre seguro garantia depósito recursal trabalhista. Se você conhece pouco desta modalidade, recomendamos que comece lendo estes dois posts: “O que é seguro garantia depósito recursal trabalhista?” e “Como funciona seguro garantia depósito recursal?”. Hoje o foco está na precificação e se é um seguro caro ou barato!

Somos especialistas em seguro garantia. Atuamos com todas modalidades de seguro garantia. Clique abaixo e converse conosco.  Ajudaremos com seus cálculos e dúvidas ;)

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Precificação:
Taxa x Garantia

A precificação do seguro garantia é muito simples: ele multiplica o valor da garantia pela taxa oferecida pela seguradora ao tomador (empresa reclamada no processo trabalhista, que contrata o seguro).

No geral a taxa para o seguro garantia de depósito recursal é de 1% a 1,5%. Poderá ser agravada (ou seja, aumentar) se a análise da seguradora sobre a situação financeira do tomador representar um risco maior que a média.

Exemplo 1: Para  um depósito recursal de 18.000 reais com uma taxa de 1%, o seguro custará 18.000 x 1% = 180 reais em prêmio líquido (preço sem imposto IOF). Acrescentando o IOF de 7,38%, o prêmio total (preço final) é de 193,23 reais no ano.

Caro ou barato?
Custo de oportunidade!

O preço do seguro em si é barato. Mas para entender o quão barato ele é, é importante pensar em custo de oportunidade.

Quando o dinheiro fica bloqueado na conta judicial, ele deixa de estar disponível para qualquer outra destinação que a empresa. Ou seja, escolher fazer o depósito recursal e deixar o dinheiro parado custa para a empresa a oportunidade de rendimento que este dinheiro traria se fosse aplicado de outras formas.

O seguro garantia custa o prêmio (preço), porém tem por benefício liberar o dinheiro que ficaria parado para ser usado com outras coisas mais úteis e rentáveis à empresa naquele momento. Portanto, para saber se o seguro é caro ou barato, um bom financista deve fazer a seguinte comparação:

(a) Quanto o dinheiro rende sendo aplicado? (em títulos públicos, na própria operação da empresa, em outras aplicações financeiras etc.)

(b) Quanto custa o seguro?

Se (b) é menor que (a), o seguro vale a pena.

Como a taxa do seguro é de 1% a 1,5% NO ANO é evidente que vale a pena contratar ao invés de deixa o dinheiro bloqueado. O investimento de menor risco (título público, por exemplo NTNB) renderá IPCA + juros, muito mais que 1,5% ao ano.

Exemplo 2: Imagine que uma empresa precisa fazer um depósito recursal de 18.000 reais. A seguradora liberou taxa de 1,5% para ela, de modo que o seguro garantia depósito recursal ficou em 1,5% x 18.000 = 270 reais. Se a empresa aplicar esse dinheiro em título público NTNB/2024 renderá 4,5% (IPCA) + 5,75% (juros) = 10,15% ao ano. Ou seja, 18.000 x 10,15% = 1.845 reais.

Os valores de IPCA e juros que usei são próximos dos verificados atualmente. Se você está lendo no futuro, podem ter mudado ;)

Empresas com muitos processos: Para empresas grandes, tais quais indústrias ou grandes redes varejistas, é comum terem número significativo de processos trabalhistas e, com isso, muitos depósitos recursais. Para esses caso o custo de oportunidade do seguro garantia é ainda maior, fazendo valer ainda mais a pena. Podemos construir um modelo de seguro no formato de fatura que substituiria todos esses depósitos recursais individualmente e liberaria o dinheiro antes parado para o caixa da empresa.

Exemplo 3: Imagine que uma grande indústria, com mais de 2.000 funcionários, tem 10 processos em andamento e tem depósito recursal feito para cada um deles. Supondo que todos esses depósitos sejam de 18.000 reais, significa que a empresa tem 10 x 18.000 = 180.000 reais bloqueados. Fazendo um seguro garantia com taxa de, por exemplo, 1,5%, pagará um total de 2.700 reais + IOF (7,38%) em seguros. Contudo, terá os 180.000 reais liberados para fazer outros investimentos ou aplicações. Se aplicar no mesmo NTNB que exemplificamos acima, esses 180.000 reais que não estavam rendendo nada e estavam bloqueados, passarão a renda 18.450 reais no ano.

Vale a dica de que depósitos recursais já em andamento podem ser “trocados” por apólice de seguro. Se a empresa espera que o processo ainda durará algum tempo, vale a pena fazer esta troca.

ps.: Se notar algum erro nas contas me avise rs! Escrevo muito aqui todos os dias e de tanto escrever às vezes começamos a não enxergar errinhos de conta o digitação.

Somos especialistas em seguro garantia! Fale conosco e ajudaremos com seus cálculos e contratação.

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *