Como proceder em uma colisão de veículos

como proceder em colisão de veículosVeja passo a passo de como proceder em uma colisão de veículos para evitar prejuízos e outros acidentes ainda piores!

No post de hoje vamos mostrar um passo a passo de como proceder em uma colisão de veículos.

Caso você tenha alguma dica que não consta abaixo, envie nos comentários, pois poderá ajudar outros visitantes. Se tiver dúvidas sobre seguro em situações como essa, também escreva nos comentários para podermos ajudá-lo!

Peça também sua cotação conosco ;D

Cotação Seguro Carro – 2

Antes de tudo, duas “historinhas”:

Nosso blog tem maior foco nas dúvidas relacionadas a seguros, principalmente o seguro de automóvel, mas eu não podia deixar de escrever esse post depois de duas historias que compartilho com vocês logo abaixo. São histórias curtinhas, mas que mostram a importância de saber como proceder nos casos de colisão com foco em segurança (para evitar acidentes maiores) e evitar prejuízos (quando o causador do acidente foge).

História nº 1

Esses dias recebi uma dúvida aqui no blog que me espantou: Um de nossos visitantes relatou que por acidente seu veículo (carro 2) colidiu com a traseira de um carro a frente (carro 1) na estrada. Os dois pararam os carros, ligaram o pisca alerta e desceram para ver os danos. O motorista do outro carro se colocou entre os dois veículos para ver melhor e, neste momento, um terceiro carro bateu, empurrando o carro 2 contra o carro 1 e, entre eles, a pessoa teve as pernas prensadas.

Não se trata aqui de fazer sensacionalismo… Mas fiquei realmente angustiada ao imaginar essa situação. Fiquei vários dias pensando: o que poderia ter evitado que aquela pessoa fosse atingida? O que fazer e o que não fazer para evitar esse tipo de acidente tão grave e inesperado?

História nº 2

Há algumas semanas uma grande amiga minha postou no Facebook que se considerava uma “grande idiota” (palavras suas, amiga! Eu te amo de coração e não te acho idiota de jeito nenhum ;) ). Ela contava que enquanto dirigia, um motorista distraído bateu na traseira do carro dela. Na hora ela ficou nervosa e nem pensou direito: pediu apenas o nº do telefone e nome completo do sujeito.

Quando chegou em casa e ligou para o dito cujo, descobriu que o número não existia e ela não tinha nenhuma outra informação além do nome dele. Sem placa, sem modelo do carro, sem CPF, sem boletim de ocorrência, nadinha… Não houve como ela cobrar os prejuízos do responsável pela colisão. Ela teve que pagar o conserto por conta própria, já que os custos não ultrapassaram a franquia do seguro dela.

Neste caso, surgem outras questões: O que ela poderia ter feito para garantir que o responsável lhe pagaria os prejuízos? Que informações ela deveria ter solicitado? Que procedimentos deveria ter feito?

Abaixo veremos passo a passo com foco nessas duas coisas: evitar acidente maiores (principalmente que possam causar lesão corporal a alguém) e evitar prejuízos (quando o causador foge ou lhe passa a perna).

Passo a passo no caso de colisão de veículos

Passo nº 1: Respire fundo e observe.

O maior erro das pessoas quando sofrem uma colisão é ficarem desnorteados pela raiva ou pelo susto. A pessoa não pensa direito, sai do carro e faz as coisas de qualquer jeito, na afobação. Isso não vai te ajudar em nada, além de colocá-lo em risco (lembra da história 1?).

Então o primeiro passo é respirar fundo e observar rapidamente a situação:

  • É seguro eu sair do meu carro? Se estiver numa rodovia, tome cuidado, pois podem vir outros carros e o pisca alerta pode não dar tempo de reação. Antes, procure deslocar o carro para o acostamento, ligue o pisca alerta e coloque o triângulo. O mesmo vale para o motorista do outro carro: não deixe ele se colocar em risco. Se você ou ele tiverem crianças no carro, atenção redobrada. Somente depois disso procure conversar com o causador do acidente, num local seguro e sem risco de acidentes com vítimas.
  • O carro que bateu no meu parece ter a intenção de fugir? Se o carro que bateu no seu já está cantando os pneus para tentar fugir, segure o nervosismo! Tenha foco!!! Tente gravar ou fotografar a placa do fugitivo, assim como o modelo e cor do carro. Essas informações poderão ajudá-lo a localizá-lo e posteriormente tentar receber os prejuízos na Justiça.
  • O carro que bateu não fugiu e o motorista está disposto a conversar? Então vamos para o passo nº 2.

Passo nº 2: Placa e modelo do carro + Dados do motorista e contatos

É aqui que ocorrem as principais falhas (lembra da história 2, da minha amiga?). Então atenção às dicas abaixo:

  • Anote ou fotografe a placa e modelo do carro.
  • Solicite ao motorista causador do acidente as seguintes informações: Nome completo, CPF e nº de telefone.  Como não queremos dar margem para mentira, alguns macetes são bem vindos:
  • Confirme esses dados com os documentos do motorista. Peça para ver o documento dele (CPF, RG, CNh, qualquer documento onde você possa confirmar o nome e registro dele).
  • Peça para ele dar um toque no seu celular ou ligue no nº que lhe passaram. Se você desconfia que estão lhe passando um nº de telefone errado, há duas opções: Peça para o motorista ligar do celular dele para o seu e grave o nº da ligação. Ou então ligue na hora para o nº que ele lhe passar e confirme se o celular dele toca.

Parece neurose e falta de educação fazer tudo isso… Mas fica a seu critério fazer isso ou arriscar confiar num total desconhecido num mundo de tubarões :(

Passo nº 3: Quem tem e quem não tem seguro de automóvel?

Depois de pegar todos esses dados e confirmar essas informações, o próximo passo é começar a pensar em como resolver o problema.

  • O motorista que bateu no seu carro tem seguro?
  • Não tem seguro: Se ele não tem seguro, deverá pagar seus prejuízos particularmente.
  • Tem seguro: Se ele tem seguro, poderá usar a cobertura de danos materiais a terceiros para cobrir os prejuízos do seu carro. Essa cobertura não tem franquia, por isso você, como vítima, não terá nenhum custo com isso. Peça a ele os contatos do corretor de seguros dele e contate esse profissional para lhe ajudar na abertura do sinistro como terceiro.

Passo nº 4: Boletim de Ocorrência (B.O.)

O Boletim de Ocorrência é obrigatório nos acidentes com vítimas. Porém, é de extrema importância fazer o B.O. mesmo quando não há vítimas, pois ele servirá como prova de como ocorreu o acidente e lhe dará amparo jurídico caso haja algum indisposição do motorista que bateu no seu carro em lhe ressarcir os prejuízos causados.

Além disso, a grande maioria das seguradoras pede o Boletim de Ocorrência para abertura do sinistro, mesmo quando não há vítimas.

Então aí vão algumas dicas sobre o B.O.:

  • B.O. é obrigatório nos acidentes com vítima.
  • Faça B.O. mesmo quando não houver vítima, pois serve como documento jurídico
  • Faça o B.O. preferencialmente junto ao outro motorista, colocando os dados pessoais e dos veículos de todos os envolvidos. Se tiver testemunhas, melhor ainda. Fazendo um B.O. que esteja de acordo com todos os envolvidos e assinatura de todos, você evita que um mesmo acidente tenha mais de uma versão.
  • Guarde o B.O. autenticado caso precise dele no futuro.

No geral, é isso aí pessoal! Espero ter ajudado. Se estiver faltando algo, não deixem de pontuar – a participação de vocês é muito importante. Se tiver ajudado, curta e compartilhe com seus amigos ;)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

126 respostas para Como proceder em uma colisão de veículos

  1. Bom dia,

    Estava em uma rodovia e o caminhão de propósito jogou o caminhão sobre meu carro, pois queria me ultrapassar e não conseguia. Eu saí fora da pista, perdi o controle mais não cheguei a bater o carro. O motorista do caminhão não parou e eu segui o caminhão e anotei a placa do veículo. Fiz um B.O e minha dúvida é se ele é obrigado a arcar com os custos do conserto ou se pra isso terei que entrar com uma ação judicial.

    Obrigada,

    • Jessica diz:

      Bruna, bom dia!

      Entendemos que como ele causou a perda de controle dirigindo de forma irresponsável, é responsável pelos prejuízos a seu veículo. Porém, recomendamos consultar um advogado para checar como localizá-lo e se é possível fazer um acordo sem necessidade de ação judicial.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  2. Luzinele HOMOBONO diz:

    Me envolvi em acidemte com tre veiculo de colisao traseira. Mas o veiculo que provocou o acidente gez uma manobra a esquerda.em.local proibida abruptamente na frente do 1° carro‚ o 2° carrp consegui parar e o.meu colidiu neste o empirrando pra ci.a do 1° carro. O causador q nao teve danos ficou so de.longw olhando o que ele fez e nem quiz conversa. Ja consertei os veiculos e querp entrar na justica contra este que deu causa a tudo isso‚ temho alguma chance de ganhar?

  3. Luis de Oliveira diz:

    Bati de leve na trazeira de outro carro o cara fotografou minha placa e pegou meu número de celular só após nove meses ele me procurou para eu pagar o prejuízo sem ao menos negociar comigo.Oque devo fazer?

  4. Alan da Conceição ramos diz:

    Bati na traseira paguei o prejuízo,mas ele ficou insatisfeito com o conserto, ele está querendo que eu pago novamente, ele tirou o carro sem a minha autorização, estou com todas as nota

  5. Ola! Me envolvi em um acidente e dai fiz os procedimentos todos,
    Mas quando fui na policia pra pegar p B.O, percebi q o policial colocou placa de outro veiculo que não se envolveu no acidente ,isso pode?

    • Jessica diz:

      Fabiano, boa tarde!

      Desculpe a demora em responder.
      Não pode haver divergência neste tipo de dado, pois o boletim de ocorrência é um documento oficial e esta informação incorreta poderá gerar problemas. Recomendamos se dirigir à delegacia onde o B.O. foi feito e solicitar que retifiquem esta informação.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. Rodrigo diz:

    Boa noite tenho uma duvida vinha trafegando por uma via principal, quando derrepente um veiculo avança a preferencial e no susto ( reflexo) desviei do veiculo acabei perdendo controle subindo na guia e colidindo em outro veiculo . No dia o causador de tudo fugiu e o terceiro veiculo nao me deixou sair do local como sou honesto paguei os reparos ,mais durante as semanas seguintes consegui a placa pelas filmagens da rua, e achei o causador que por sinal tem uma empresa na mesma rua onde aconteceu ocorrido fui conversar eles me desrespeitaram e falaram que nao vão paga nada o que fazer ????

    • Jessica diz:

      Rodrigo, bom dia!

      Recomendamos consultar um advogado ou as Pequenas Causas, apresentando o Boletim de Ocorrência e as imagens do acidente. Eles poderão lhe orientar sobre como reaver este prejuízo por meio de negociação ou, se necessário, processo judicial.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  7. José gonzaga diz:

    Colidir com meu veículo em outro os danos foram mínimo a outra parte não fez o BO só fez fotografar minha CNH e meu veículo tente levar o veículo dele pro chapista arrumar mais ele ta irredutível .já fazem 3 dias do ocorrido o quê fazer nesse caso ??

    • Jessica diz:

      José, boa noite!

      Recomendamos conversar com a vítima e buscar um acordo com relação ao conserto. Se não for possível chegar a um senso comum, recomendamos procurar as Pequenas Causas.

      Se o senhor possui seguro com cobertura para terceiros, poderá acioná-lo para fazer o conserto do carro da vítima, em custos adicionais. Porém e necessário abrir o sinistro na seguradora antes de realizar o conserto.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RDKFijrAnx4

      Atenciosamente,

  8. Adriana Camargos diz:

    Um carro atropela uma pessoa, é correto pedir para que o pedestre pague o estrago do carro?

    • Jessica diz:

      Adriana, boa tarde!

      Se o pedestre foi vítima no atropelamento, certamente a cobrança não pode ser feita do mesmo tendo em vista que não foi causador.
      Se o pedestre foi o causador do acidente, recomendamos consultar um advogado para verificar se esta cobrança pode ser feita.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RDKFijrAnx4

      Atenciosamente,

  9. claudete alamini fenali diz:

    tenho uma railux,parei no sinal vermelho vi que fiquei muito perto da sinalera e olhei no retrovisor e nao vi carro nehum,dei uma ré e tinha um carro bem atras bati no para choqu,foram poucos os danos,acertamos que eu iria pagar,só que o dono quis acionar o seguro dele e pediu pra mim pagar a franquia de 1000 reais,e ficaria tudo bem,pra nao me incomodar paguei a franquia para ele,pra minha surpreza agora a seguradoura me enviou uma carta cobrando o conserto no valor de 6 900 reais!!é um absurdo!!o que eu faço?

  10. Matheus diz:

    Estava trafegando numa via preferencial quando uma condutora que estava vindo de uma rua que faz o cruzamento dessa via e não percebeu ou talvez não calculou o tempo de travessia, resultando numa colisão onde consegui frear o carro e desviar a ponto de bater apenas na parte do para-choque lateral traseiro, o problema é que o meu carro sofreu avarias muito maiores no lado esquerdo.
    Nesse caso, quem estava errado?

    • Jessica diz:

      Matheus, boa tarde!

      Entendemos que se tratava-se de um cruzamento, o causador será aquele que não respeitou a preferencial.
      Recomendamos verificar de quem era a preferencial no cruzamento para poder determinar quem foi o causador.

      Pela sua descrição entendemos que a condutora entrou no cruzamento sem respeitar a preferencial de quem já estava na pista. Se realmente for este o caso, ela será causadora e deverá arcar com os custo de reparo do seu veículo e também do dela.
      Já se a preferencial era dela e o senhor acidentalmente causou a colisão, será necessário ressarci-la dos prejuízos e o senhor deverá consertar seu próprio veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *