Seguradora é obrigada a aceitar reparo em concessionária?

Saiba se seguradora é ou não obrigada a aceitar reparos em concessionária, tanto para segurado quanto para terceiro!

Quando ocorre colisão de um veículo que ainda está na garantia do fabricante, é comum o consumidor ter dúvidas sobre como proceder em relação ao seguro. Posso escolher por levar em concessionária ou devo necessariamente levar em oficina referenciada? Se escolher concessionária, a seguradora é obrigada a aceitar o orçamento? Se houver conflitos ao longo do processo, o que devo fazer?

No post de hoje responderemos essas questões, inclusive com um vídeo especial sobre o assunto.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente! :)

Cotação Seguro Carro - 2

Segurado tem livre-escolha sobre oficina

As cláusulas contratuais podem variar entre diferentes seguradoras, mas em qualquer desses contratos o segurado tem liberdade para escolher em qual oficina fazer o reparo do seu veículo. Ele poderá escolher entre oficinas referenciadas ou de livre-escolha não referenciadas.

Vantagens da oficina referenciada: Quando é possível levar à oficina referenciada, é sempre interessante pois os reparos tendem a ser liberados mais rápido. Seguradora e oficina referenciada atuam em parceria, o que faz com que valores da mão-de-obra e peças já estejam alinhados, facilitando o trâmite de análise e liberação. Além disso, a garantia de qualidade do serviço será dada tanto pela oficina quanto pela própria seguradora, de modo que se for constatada alguma falha ou defeito posteriormente será possível recorrer à própria seguradora para que o serviço seja refeito e corrigido.

Veículos dentro da garantia de fábrica: Nos casos em que o veículo encontra-se na garantia de fábrica e os reparos são de ordem mecânica e/ou elétrica (e não apenas funilaria), é sempre recomendável levar à concessionária para não comprometer a garantia.

E se eu for o terceiro (vítima) e não o segurado? Todas essas informações valem também para vítimas que estão sendo atendidas como terceiro dentro da cobertura de danos a terceiros do seguro do causador.

Livre-escolha do segurado não implica
obrigação da seguradora em acatar preços acima da média

É importante saber que a livre-escolha do segurado não significa que existe obrigação de a seguradora acatar o orçamento da concessionária se o mesmo estiver muito acima da média de mercado. Quando a análise da seguradora conclui que os valores estão acima do normal, ela poderá buscar negociar com a concessionária para baixar os valores e chegar num ponto aceitável para ambas as partes.

Portanto, o segurado pode sempre escolher em levar o veículo segurado sinistrado na concessionária, principalmente quando está dentro da garantia do fabricante. Mas será necessário concessionária e seguradora chegarem a um acordo sobre valores dos serviços, peças e mão-de-obra.

E se concessionária e seguradora não chegarem a um acordo?

No geral a negociação ocorre de forma tranquila. Afinal, ambas as partes tem interesse que o cliente tenha o carro reparado o quanto antes.

Porém, existem situações excepcionais nas quais as divergências entre concessionária e seguradora são muito grandes, dificultando chegarem a um senso comum rapidamente. Nesses casos o consumidor fica confuso sobre como proceder. Para ajudar nessas situações, preparamos o vídeo abaixo com 03 passos para ajudar nesses cenários. Espero que ajude!

Faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP) e MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), integrando também a Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É cofundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado e difusão gratuita de informações por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na área de seguros privados.

4 respostas para Seguradora é obrigada a aceitar reparo em concessionária?

  1. Breno diz:

    Boa tarde!

    Gostaria de um norte para a seguinte situação, ocorre que no dia 12 de janeiro enquanto estava parado no trânsito fui surpreendido com uma colisão traseira em meu veículo. Todos bem e verificado o prejuízo, foram feitos os procedimentos e o proprietário do outro veículo decidiu utilizar seguro para terceiros. Gostaria de saber como fica a situação do terceiro quanto a exigência do repara na concessionária em questão, visto que me deparei com a recusa por parte do corretor do outro veículo segurado. Há alguma limitação a essa exigência caso o veículo danificado não esteja na garantia?

    • Jessica diz:

      Olá Breno, tudo bom? :)

      O terceiro tem livre-escolha sobre onde levar o veículo. Porém é necessário acordo entre seguradora e concessionária para que o reparo seja liberado.
      Caso haja desacordo, recomendamos seguir as dicas que pontuamos no vídeo do post. Se mesmo assim não houver solução, é recomendável buscar as Pequenas Causas ou um advogado.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

  2. Alan diz:

    Boa noite !
    Meu nome é Alan
    Sofri uma colisão no dia 25 de Janeiro de 2018 o causador do acidente pediu para ficar calmo pois o seguro dele é do Banco do Brasil pois bem na hora da batida fiquei meio aéreo e concordei que levasse meu veículo para uma oficina da indicação dele pois bem o perito do seguro foi lá na oficina fez o orçamento tudo bem, pedi uma cópia da asseguradora do orçamento do sinistro mais reparei que eles fizeram um orçamento só da parte estética do veículo pois no dia 27 do mesmo mês fui lá na oficina e verifiquei que meu ar condicionado não funcionava mais o painel do controle do ar estava solto como se estivesse quebrado e um barulho muito estranho tipo no motor do meu carro o que devo fazer ?????
    Por favor me oriente muito grato
    Lembrando eles nem acabaram a parte estética muito obg Alan Rodrigo

    • Jessica diz:

      Olá Alan, tudo bom? :)

      Muito chata esta situação!
      Como não trabalhamos com este banco, não temos detalhes do funcionamento dos processos deles, contudo acredito que o passo a passo abaixo lhe ajude bastante. Se não houver solução por meio dessas recomendações, é recomendável buscar as Pequenas Causas ou um advogado.

      Recomendamos primeiramente informar à oficina e à seguradora que a perícia da seguradora e o orçamento da oficina não consideraram danos à parte mecânica, elétrica e mesmo de instalação de peças que podem ter soltado ou sido danificadas. Tire fotos para ter tudo registrado e envie essas fotos ao departamento de sinistro do banco, solicitando para que façam nova perícia e novo orçamento incluindo os itens que o senhor mesmo já identificou os danos e outros que podem não estar aparentes sem análise mais detalhada do mecânico.

      Caso a oficina não se mostre capacitada para fazer este novo orçamento, o senhor também tem opção de solicitar a remoção para outra oficina de sua confiança. Se isso for feito, o processo de sinistro começará do zero, sendo necessária nova perícia, nova análise e aprovação do orçamento pela seguradora. Contudo, pode ser interessante se a oficina atual não fizer um orçamento adequado.

      Como seguros feitos em banco não tem corretor de seguros na apólice, infelizmente não há um profissional técnico para solicitar ajuda. Por isso se ao tentar seguir essas recomendações diretamente com o banco não tiver solução, é recomendável contatar o SAC e Ouvidoria, guardar os números de protocolos e, se necessário, buscar as Pequenas Causas.

      Com isso não quero dizer que vá dar tudo errado! Acredito que nos primeiros passos já resolva. Mas se não resolver, já ficam as orientações seguintes.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *