Como evitar danos elétricos a equipamentos eletrônicos

Conheça as principais causas de danos elétricos a equipamentos eletrônicos e saiba como proteger seus aparelhos

Como evitar danos elétricos a equipamentos eletrônicosOs danos elétricos a equipamento eletrônicos e eletrodomésticos são mais comuns do que se pode imaginar. Lá está você num dia de chuva, feliz e contente com sua nova televisão assistindo um filmão com aquela pipoquinha amanteigada… e zummm! A tv apaga. Ou então… lá foi você carregar a bateria de seu tablet e, devido a forte oscilação de corrente elétrica, o aparelho simplesmente não funciona mais. Os custos de reparação desses danos elétricos acabam sendo uma facada no coração (e no caso dos muquiranas, no bolso…), por isso o melhor caminho é se prevenir, seguindo dicas simples que podem preservar seus aparelhos e, naquelas situações irreversíveis, amenizar os prejuízos.

Leia também: “Brasil é país com mais quedas de raio: como se proteger?”

Esse alto risco é comprovado pelo altíssimo número de seguros residenciais que nos meses de chuva (como março, na região Sudeste) são acionados devido a danos elétricos a equipamentos eletrônicos.  Em algumas seguradoras os sinistros residenciais relacionados a danos elétricos superam 40% dos casos nesses períodos! Se pensarmos que além dessas residências também há diversas empresas equipadas com computadores e outros eletrônicos, veremos que o são muitos os afetados por esse risco. Por isso é importante que você saiba como proteger os equipamentos de sua residência e de sua empresa.

Por que meu aparelho eletrônico queimou?
Raios, Oscilação de energia, Queda de luz, Curtos circuitos

Aparelhos eletrônicos (como televisões, computadores, consoles de video game) e eletrodomésticos (como a geladeira e o freezer) podem queimar devido à sobrecarga de energia.

No Brasil as tomadas são majoritariamente de tensões de 127 e 220 volts. A tensão elétrica está ligada a força da corrente elétrica. Se você liga um aparelho próprio para 127 volts em uma tomada de 220 volts ele queima porque não aguenta a força da corrente elétrica.

Situações como quedas de raio e oscilação de energia geram exatamente esse tipo de situação, mas de maneira involuntária: seu aparelho está ligado na tomada de voltagem correta, mas o raio ou uma oscilação de energia (sobre os quais você não tem controle) aumentam a tensão e queimam o aparelho. Isso também pode acontecer quando acabar a luz (o conhecido “apagão”): quando a energia volta, ela vem com muita potência, aumentando bruscamente a tensão.

Também podem ocorrer curtos circuitos: nesses casos, trata-se de uma corrente elétrica que sai do gerador e percorre todo o circuito e volta com intensidade muito alta.

Como evitar danos elétricos

Para cada uma das situações acima há dicas simples que podem ajudar a evitar danos elétricos a seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

– A começar pelos distraídos: cheque sempre a voltagem das tomadas e de dos aparelhos. Se tiver aparelhos bivolts, procure guardá-los com a chave no 220, para em caso de distrações perigosas não danificar o aparelho.
– No caso de chuvas e tempestades com raio e queda de luz: desligue os aparelhos das tomadas. Não basta não estar assistindo tv ou não estar usando o computadores. Mesmo desligados, se estiverem ligados a tomada, podem ser danificados pela sobrecarga de energia. Os casos em que a energia fica caindo e voltando, também podem ser danosos.
– Para essas situações e para oscilações de energia do dia a dia: use estabilizadores de energia, módulos isoladores ou no-breaks, conforme sua necessidade.

Qual a diferença entre estabilizador, módulo isolador e no-break?
Qual a melhor opção para o meu caso?

estabilizador de energia para proteger equipamentos eletrônicos de danos elétricos

Estabilizador de energia

Os estabilizadores de energia são a opção mais acessível, com ótimo custo-benefício. Eles fazem o “meio de campo” entre seu equipamento eletrônico e a rede elétrica, protegendo-o de oscilações de energia. Serve também para adaptar equipamentos de diferentes tensões. No geral, as pessoas conhecem os estabilizadores de computador, mas também existem estabilizadores próprios para eletrodomésticos.

no break para proteger equipamentos eletrônicos de danos elétricos

No-break

Os no-breaks são um tipo de estabilizador mais “completo”, porque além fazer o papel do estabilizador na proteção dos eletrônicos contra oscilações de energia, ele possui bateria interna que permite continuar trabalhando tempo suficiente para salvar arquivos e não perder nada. Esse tempo varia de no-break para no-break.
No geral, são uma ótima opção para empresas.

módulo isolador para proteger equipamentos eletrônicos de danos elétricos

Módulo isolador

Os módulos isoladores são um tipo de substituto (não perfeito, porém preventivo) para o aterramento. Mas o que é aterramento? É o famoso “fio-terra” – descarrega na terra cargas eletrostáticas acumuladas, não permitindo sobrecargas. Para casas sem aterramento (ou de aterramento questionável ou duvidoso rs!) o módulo isolador pode ser o grande salvador de seus eletrônicos e eletrodomésticos.

 …

Seguros cobrem danos elétricos
Seguro residencial, empresarial e de gadgets

Infelizmente, às vezes não tem precaução que salve. Você protege o computador, mas a geladeira queima. Você protege a geladeira, e a máquina de lavar bate as botas eletrizantemente. Vixi! Aí é brincadeira, hein muquirana? Já é o caso de procurar uma benzedeira ou um exorcista rs! Mas enfim… O fato é que nem sempre temos controle sobre os riscos e, para essas situações, existem diversos tipos de cobertura de seguro que protegem contra danos elétricos.

Leia também: “Cobertura contra queda de raio para seguro de automóvel não tem franquia”

No seguro residencial, seguro empresarial e no seguro de gadgets (smartphones, tablets, notebooks, máquinas fotográficas e filmadoras) a cobertura contra danos elétricos é opcional e, no geral, gera acréscimos pouco significativos no preço final do seguro. Se você já está optando por contratar um seguro desses, não há porque não contratar essa cobertura devido ao ótimo custo-benefício.

Curiosidades a parte, esses dias um conhecido estava me contando que o seguro de seu tablet tinha vencido e ele decidiu não renovar. Tinha ficado em torno de 110 reais. No dia seguinte (juro!) ele estava carregando a bateria do aparelho e… adivinha? Pois é, oscilação de energia. A tela ficava preta e não voltava. Para consertar ficou em 500 reais.

 Agora, se a culpa for da distribuidora de energia…
Exija seus direitos

Se seu equipamento eletrônico ou eletrodoméstico queimou devido a queda de energia de responsabilidade da distribuidora, você tem o direito de ressarcimento dos danos. Isso é um direito previsto pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). São até 90 dias após o dano para exigir o ressarcimento, garantido para donos de eletrônicos de tensão igual ou inferior a 2,3 kV.

E você, já teve uma experiência assim? Conte pra gente!

Faça já cotação do seu seguro residencial: clique abaixo ou nos contate!
fazer-pedido-de-cotação-de-seguro
[email protected]
(19) 3304 9920

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

30 respostas para Como evitar danos elétricos a equipamentos eletrônicos

  1. Chuel diz:

    Aprendi muito com o conteudo do site

  2. Chuel diz:

    Boa tarde Jessica
    Gostei do Site, muito bom.
    Mas tem Iten extremamente importante que e o o cabo de aterramento para os equipamentos equipamentos.

  3. Marcos Miranda diz:

    Pode combinar uso de “Módulo Isolador” e “Estabilizador”????

    • Jessica diz:

      Marcos, boa tarde!

      Pedimos desculpas, mas não temos como lhe instruir neste caso.
      Recomendamos que consulte um suporte técnico para que possam lhe ajudar com essas informações.

      Atenciosamente,

  4. geraldo diz:

    aparelho eletrônico em uso, pode ficar desligado durante 10 ou 15 dias várias vezes durante o ano?

  5. geraldo diz:

    gostaria de saber se aparelhos de laboratório eletrônicos já em uso, ficando desligado em até uma semana, várias vezes no ano pode dar defeito? tenho dúvida. na minha ignorância acho que tem problema. por favor tirem-me essa dúvida.
    ficarei muito grato.

  6. josenildo diz:

    Jessica,bom dia!
    Quais sao as precauçoes de um controlador de luz de uma universidade federal?
    Qual a funçao de um controlador de luz de uma universidade federal?
    Grato!
    Josenildo

  7. Elias da Conceiçao diz:

    Ola, bom ao ligar minha tv principalmente a noite percebo que em muitos momentos aparecem linhas verticais ligeiramente contorcidas mas, com passar do tempo desaparecem,parece nao ser grave, nao e problema com o sinal, Entao, acredito que e a energia, qual a melhor soluçao pra isso caso seja problema eletrico?

    • Jessica diz:

      Elias, bom dia!

      Peço desculpas, pois não sabemos como lhe instruir neste caso.
      Recomendamos que leve sua televisão até uma assistência técnica para que eles possam verificar qual o problema e poderem lhe instruir ou realizar o conserto.

      Atenciosamente,

  8. VIVIANE SOUZA diz:

    O meu vizinho ligou a carretinha de som a um fio comum no poste de energia, e eu percebi a luz da minha residência ficou oscilando, ocorre que no momento em que eles foram desligar o fio houve um curto circuito na rede e faltou energia, eu estava com a minha TV ligada e quando a energia se restabeleceu a minha TV não funcionou o que devo fazer?
    Uma vez que eu entrei em contato com o fabricante da televisão e ele me informou que esse tipo de dano a garantia não cobre, e segundo relato do próprio atendente não valia a pena fazer a reposição das peças pois assim como poderia funcionar, tb poderia não funcionar.

    • Jessica diz:

      Viviane, bom dia!

      Caso a senhora possua seguro residencial com cobertura de danos elétricos, poderá acioná-la para repor a televisão ou fazer o conserto da mesma.

      Sem o seguro, será necessário pagar o conserto particularmente. Também é possível solicitar reembolso do seu vizinho uma vez que o curto circuito foi ocasionado por uma instalação indevida feita por ele.

      Ficamos a disposição!

  9. vitor hugo diz:

    Aqui na minha rua tem umas fábricas com maquinário pesado, em especial uma fábrica de granito que sempre faz a energia da rua oscilar ao ligarem uma maquina que faz um barulho de turbina(não sei o nome da máquina). Quando ligam esta máquina a enegia oscila tanto que desliga os aparelhos eletrônicos. Isso está queimando varios aparelhos aos poucos. Eu ja entrei em contato com a CELG várias vezes para resolver este problema e eles dizem que não podem fazer nada e que a fábrica tem que colocar um transformador so para eles. Ja não sei mais oque fazer para resolver isto. E o pior é que o problema acontece com varios vizinhos e eles também ja reclamaram.

    • Jessica diz:

      Vitor, boa tarde!

      Se você tiver um seguro residencial/empresarial que possua cobertura de danos elétricos, os equipamentos que queimarem por conta dessa oscilação de energia terão cobertura do seguro normalmente, descontada a franquia para cada evento.

      Mas vale ressaltar que se ocorrer um número muito grande de sinistros dentro da vigência de uma ano do seguro, provavelmente você terá dificuldades na renovação do seu seguro por conta da alta sinistralidade (que encarece e até inviabiliza o seguro). Por isso recomendamos que, mesmo tendo seguro, entre em contato com a fábrica responsável e solicite a solução do problema o quanto antes.

      Não havendo acordo com a fábrica, recomendamos que entre em contato com a prefeitura de sua cidade e peça instruções de qual secretaria pode ajudá-lo intervindo na situação, pois certamente essa fábrica deve ter que atender a alguns requisitos de segurança para funcionar.

      Continuamos a disposição e na torcida para que tudo se resolva!

  10. Isabel diz:

    Ola.

    Em 12/2012 e 01/2013 tive dois aparelhos de ar-condicionado queimados.
    Semana passada, meu refrigerador queimou.

    infelizmente, a concessionaria nao me reembolsou os condicionadores de ar, pois eu nao tinha informacao detalhada do dia e hora do dano que conferisse com o da empresa.

    Desde entao, anoto todas as quedas; registraria no site da concessionaria se este funcionasse direito (ridiculo chegar neste ponto).

    Hoje iniciei processo de solicitacao de ressarcimento para o refrigerador e nao sei o que vai dar.

    No bairro em que moro, ha constante queda de energia, semanal no verao, e isto fragiliza os equipamentos ate que eles queimam, de acordo com o tecnico que fez meu ultimo atendimento.

    Felizmente, meus eletronicos como TV e som estao ligados em condicionador de energia e tenho deixado os ar-condicionado dora da tomada.

    A partir de agora providenciarei um estabilizador para o refrigerador, na tentativa de fazer o que a concessionaria nao faz,

    seria de grande ajuda se tivessemos mais dicas de como cobrar nossos direitos, pois pelos tramites da concessionaria eh de tirar do serio.

    att

    Isabel

    • Jessica diz:

      Isabel, bom dia!

      Muito obrigada por sua participação! Com certeza seu comentário ajudará outros internautas que estejam com o mesmo problema.

      Quanto aos tramites da concessionária para cobrar nossos direitos, concordo plenamente com você. Seria muito importante que fossem canais mais transparentes e eficientes.

      Torço para que seus problemas sejam resolvidos e que as oscilações de energia parem de lhe causar prejuízo.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *