Consultar Corretora na SUSEP: como fazer e qual a importância

consultar corretora susepSaiba como consultar corretoras de seguro na SUSEP e qual a importância disso para você, consumidor!

Quando procuramos um seguro de automóvel é indispensável consultar se as instituições envolvidas na negociação (corretoras e seguradoras) são regulamentadas pela SUSEP. Neste artigo explicamos onde e como consultar corretoras na SUSEP e qual a importância dessa consulta para você, consumidor.

Neste outro post “Consultar Seguradora na SUSEP” (clique para ler), explicamos o mesmo passo a passo porém para seguradoras e não corretoras. Se você tem dúvidas de qual a diferença entre corretora de seguros e seguradora, clique aqui e veja as principais diferenças.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Consultar corretora na SUSEP

Onde?

  • Para consultar se uma corretora está devidamente registrada na SUSEP você deve acessar este link (clique para acessar).
  • Você também pode acessar através do site da SUSEP, fazendo o seguinte caminho:
    1) Acesse www.susep.gov.br
    2) Clique em “Informações ao mercado” na barra lateral esquerda
    3) Clique em “Corretores de seguros” na área que abrirá na mesma barra lateral esquerda.
    4) Na página que abrirá, procure pela opção “Consulta completa ao cadastro de corretores”
    5) Abrirá esta página (clique para ver) onde é feita a consulta.

Como?

1. Uma vez aberta a página de consulta, como você pode ver abaixo, você pode fazer a consulta através de uma das três opções:

  • nº da SUSEP, ou;
  • pelo CNPJ ou CPF do corretor, ou;
  • pelo nome da corretora.

2. Na opção “ativos” ou “todos” você seleciona se deseja checar somente corretoras com cadastro aberto e em funcionamento na SUSEP (“ativos”) ou todas as corretoras, inclusive aquelas já fechadas ou com registro SUSEP desativado (“todos”).

Se seu interesse é checar uma corretora para fechar negócio, selecione a opção “ativos”.

consultar corretora na susep - passo 1 e 2

3. Abaixo você confere a tela com os resultados, com o exemplo de nosso corretora matriz a Skill Seguros. Sempre verifique se a corretora localizada é de fato a que você está procurando, pois algumas corretoras pode ter nomes semelhantes.

consultar corretora na susep - passo 3

4. Por fim, ao clicar na corretora que você procura, constará todas as informações da corretora.

consultar corretora SEGUROS na susep

Importância de consultar corretora na SUSEP

Se a corretora não constar com cadastro ativo na SUSEP, significa que ela não está legalmente autorizada a comercializar seguros.

Por isso se você, consumidor, está adquirindo um seguro de uma corretora através da internet ou outros meios, sempre verifique essa informação. É importantíssimo checar se a empresa deixa claros através de seus veículos de comunicação (sites, materiais impressos etc.) informações básicas como CNPJ, telefone e e-mail.

Na Muquirana Seguros Online, por exemplo, sempre deixamos claro a nossos clientes que a Muquirana trata-se de um projeto online desenvolvido por uma divisão da Skill Corretora de Seguros Ltda., devidamente cadastrada na SUSEP e atuando de acordo com todas as leis e normas vigentes do mercado segurador.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

33 respostas para Consultar Corretora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. Izabella diz:

    bom Dia,
    Onde encontro o numero susep de planos de previdência? Normalmente esse número não se encontra em regulamentos ou lâminas e no site da susep só consigo fazer busca do plano pelo número susep, correto? Como acho este número quando não tenho. obrigada

    • Jessica diz:

      Izabella, boa noite!

      Como não atuamos na área de previdência privada, não temos grandes informações.
      Porém sabemos que a consulta das Condições Gerais deste produto em específico realmente depende de que o segurado tenha em mãos o número do processo SUSEP, provavelmente porque há muitos planos diferentes de previdência dentro da mesma seguradora (nos seguros patrimoniais, por exemplo de automóvel ou residência há apenas uma mesma Condição Geral e este número é facilmente encontrado no topo deste mesmo documento).
      Por conta disso recomendamos contatar diretamente o SAC de sua seguradora (ou solicitar ao corretor responsável) e com o CPF do estipulante em mãos fazr a consulta deste número e/ou já solicitar diretamente o envio das Condições Gerais e Regulamento em seu e-mail.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. samara greice stiehl diz:

    Olá meu avó tem um seguro de vida, estamos tentando verificar como anda o seguro dele pois ela acabou falecendo, mas quando preencho os campos não conta nada. Gostaria de uma ajuda para poder ver como anda e quais são nossos direitos sob o seguro dele.

    • Jessica diz:

      Samara, bom dia!

      Meus pêsames pela perda de sua avó.

      Nossa recomendação é primeiramente localizar o corretor de seguros responsável pela apólice. O nome e CNPJ dele devrá constar na proposta ou apólice do seguro de vida. Com esses dados vocês poderão buscar o contato dele no Google e solicitar ajuda para checar qual a situação do seguro (se está vigente ou cancelado) e quais as coberturas previstas.
      Se não for possível localizar o corretor, recomendamos verificar qual a seguradora que consta na apólice e ligar diretamente no 0800 da seguradora. A senhora também poderá encontrar este 0800 fazendo uma busca no Google.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  3. luana duarte souza diz:

    bom dia tenho esse seguro pro meu celular esta com defeito oque devo fazer comprei na ricardo eletro aguardo contato

  4. Valdineia Barbosa diz:

    Boa tarde meu pai faleceu e era suboficial da aeronáutica e eu gostaria de saber se ele possuía algum seguro de vida e se eu e minha irmã que somos solteira temos direito e como devo proceder se caso ele tinha algum seguro por fora já que minha madrasta se nega a nos passar informações e se nega a nos dar documentos somente temos o óbito dele. Desde já fico grata.

    • Jessica diz:

      Valdineia, bom dia!

      Recomendamos verificar junto à corporação na qual ele servia se ele possuía algum seguro de vida pela instituição (geralmente instituições oficiais oferecem este benefício).

      Sobre seguros de vida que ele tenha feito particularmente, se ele possuía alguma corretor de seguros de sua confiança, recomendamos contatá-lo para verificar se havia alguma apólice vigente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  5. Luiz Carlos de Andrade diz:

    Boa tarde, fiz um certficado individual de seguro e gostaria de saber em que tenho direito a este seguro. Carro, casa. Sem mais obrigado pela atenção.

  6. Bregite diz:

    Boa noite,

    Meu marido faleceu dia 09/06/2016 , tinha cartao de credito credicard e tb seguro, como devo proceder?

    Obrigado

    Bregite Dagmar Patricio

    • Jessica diz:

      Bregite, bom dia!

      Meus pêsames pela perda do seu marido.

      Recomendamos primeiramente verificar do que se trata o seguro que estava no cartão dele.
      Se trata-se de um seguro de vida, verifique qual a seguradora e no site da mesma levante o 0800 para assistência de seguro de pessoas. Eles irão instruir a senhora sobre quais documentos providenciar para dar entrada na indenização por falecimento.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  7. TANILY diz:

    COMO SEI SE AINDA TENHO A CERTIFICAÇÃO SUSEP?

  8. Braz diz:

    Bom dia, trabalho numa seguradora, estou tentando obter algum serviço que disponibilize a base de corretores com os status. A ideia é atualizar o status do corretor em nosso sistema com o ultimo status, assim evitamos fazer uma emissão ou pagar comissão de um corretor suspenso ou inativo.
    A FENACOR não tem mais este serviço, e na SUSEP não localizei nada que possa resolver este problema.

    • Jessica diz:

      Braz, bom dia!

      Peço desculpas, mas não temos como lhe ajudar com esta informação.
      Como somos uma corretora de seguros, não temos esse tipo de dados.

      Recomendamos que contate a SUSEP ou outras instituições do ramo de seguros como a FUNENSEG ou os Sindicatos de Seguro.

      Até mais!

  9. Pingback:Dica de corretora de seguro de carro em Campinas | Muquirana Corretora de Seguros

  10. Pingback:O que é SUSEP? | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *